Liberdade para Planejar a Sua Família: Autonomia Reprodutiva no Brasil
Quantos filhos você deseja ter?
Houve um tempo em que esta resposta não dependia somente de você, era necessário contar com o consentimento do cônjuge para que o limite fosse definido. Este foi um dos pontos que a Lei 14.443/2022 veio destrancar as portas para a autonomia reprodutiva no Brasil, retirando barreiras legais e burocráticas que dizem respeito ao planejamento familiar.
O nome amistoso de Lei do Planejamento Familiar (Lei 9.263/1996) determinava a idade mínima de 25 anos para se realizar a esterilização voluntária foi mais um dos pontos que a nova lei atualizou, agora para o mínimo de 21 anos, o SUS tem 30 dias para oferecer métodos contraceptivos e também a possibilidade de se realizar a laqueadura durante o parto.
A liberdade reprodutiva é o direito fundamental de cada pessoa decidir de forma livre e responsável sobre ter ou não ter filhos, o número de filhos e o espaçamento entre eles, e ter acesso à informação e meios para exercer essas decisões.
A retirada do consentimento do cônjuge é uma grande vitória da autonomia individual, reconhecendo que a decisão sobre o próprio corpo e futuro reprodutivo pertence primeiramente à pessoa, independentemente do seu estado civil.
Estresses, frustração, dificuldades financeiras inesperadas devido a gestação não planejadas causadas pela dificuldade aos métodos definitivos são alguns dos problemas individuais e familiares que a Autonomia Reprodutiva veio para mitigar beneficiando a sociedade como um todo ao oferecer maior estabilidade para as famílias.
Nós precisamos garantir que a lei seja plenamente implementada nos municípios, é um direito que exige vigilância e garantia de acesso para todos. Se você chegou até aqui, neste texto, eu deixo um convite para conversar com seus familiares, amigos e colaboradores sobre a importância do planejamento familiar e a autonomia individual como caminho para se viver com qualidade.
O que mudou com a Lei 14.443/2022?
Essa lei alterou a Lei nº 9.263/1996, que trata do planejamento familiar. As mudanças mais relevantes são:
Mín. 16° Máx. 27°